BEM-VINDO

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

RESGATE DE BRINQUEDOS



RESGATE DE BRINQUEDOS
No primeiro dia em que a professora Rejane veio, ela trouxe e falou sobre os brinquedos de antigamente, da época dos nossos pais e avôs.




























Nós gostamos muito dos brinquedos que fizemos com a professora Rejane do Parque Aldeia do Imigrante. Sabe por quê ?
Porque é divertido e legal fazer coisas diferentes.
O Hampelmann é um boneco de papel e articulado com fios.

























































A peteca que confeccionamos com uma caixinha de fósforo, palha de milho e penas pode ser jogada em dupla.
































































Fizemos um telefone sem fio com dois potes de iogurte e fio e conversamos com os colegas no pátio.


Por último fizemos um pião com uma tampinha de garrafa PET, EVA e um palito, que pode ser jogado individualmente ou em grupo.






A professora Rejane foi muito legal e paciente com a gente. Gostaríamos ainda de fazer os pés de lata, uma boneca de pano, borboletas, flores, um avião, carrinho de lomba, estilingue, três marias. 
Todas as crianças deveriam confeccionar um brinquedo antigo.
E você, que brinquedo você sabe fazer ?


O homem transforma os brinquedos com o passar do tempo. Mas os que pouco sabem é que qualquer coisa pode divertir uma criança, pois elas tem o dom de fantasiar.
Bernardo Ludovic Courtes de Carvalho 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

H. Q.


TIPOS DE BALÕES:


BALÃO DO COCHICHO

BALÃO DO GRITO

BALÃO DO PENSAMENTO

BALÃO DA FALA


SEQUENCIANDO ...












CONHECENDO AUTORES QUE ESCREVEM HQ

MAURÍCIO DE SOUSA

     Mauricio de Sousa é sem sombra de dúvida o maior cartunista brasileiro criador da famosa "Turma da Mônica". Mauricio nasceu no dia 27 de outubro de 1935, em São Paulo, filho do barbeiro Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa.
     Dividia os estudos fazendo algumas ilustrações para o jornal da cidade de Mogi, pois tinha um talento especial para desenhos e isso passou a ser o seu grande sonho.
     Começou a trabalhar como repórter policial.
     Bidu e Franjinha foram as suas primeiras tiras a começar a circular através do jornal em 1959.
     Depois Maurício foi criando outros personagens como o Cebolinha, Chico Bento e outros e também iniciou a publicação do tablóide semanal do personagem Horácio, Raposão e não parou mais.
     Em 1963, Mauricio criou seu personagem mais famoso: a Mônica, inspirada em sua filha.
     Outros personagens também surgiram por inspiração de seus filhos e também de seus amigos de infância como Nimbus, Do Contra, Maria Cebolinha, Magali, Marina. Sendo pai de dez filhos, Mauricio teve inspiração de sobra para criar os seus personagens. Depois chegava às bancas a revista Cebolinha.
      Em 1987 as revistas em quadrinhos passaram a serem publicadas pela editora Globo, em conjunto com o estúdio Mauricio de Souza.




ZIRALDO

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Comeou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas. Alm de pintor cartazista, jornalista, teatrlogo, chargista, caricaturista e escritor.

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou  fs  em todo o mundo.

A partir de 1979 concentrou-se na produ��o de livros para crianas, e em 1980 lanou O Menino Maluquinho,

O livro j foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, pera infantil, video-game,  Internet e cinema. Uma sequncia do filme deve ser lanada em breve!

Seus trabalhos j foram traduzidos para diversos idiomas como ingls, espanhol, alemo, francs, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Esto at expostos em museu!

COPIAR O MENINO MALUQUINHO ONLINE


Para mandar um e´mail ao Ziraldo

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TIRINHAS: EM DEFESA DOS QUADRINHOS
PROJETO TIRINHAS: Como a turma manuseia e gosta de ler gibis que estão na sala de aula, conhecem os personagens, principalmente da Turma da Mônica, vamos ampliar o repertório das histórias em quadrinhos:
     Por muito tempo, as histórias em quadrinhos foram objeto de fortes críticas e rejeição, por acreditarem que a brevidade dos textos promovesse o afastamento das crianças da leitura e dos livros de literatura infantil. Aos poucos, entretanto, foram sendo incluídas nos livros didáticos, chegando hoje a ser utilizadas em diferentes áreas para o ensino dos diversos conteúdos.
     Uma vez que a presença das HQ fora legitimada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997), seu uso passou a ser mais que desejável.
     Vergueiro (2007) lista alguns aspectos que fortalecem o uso deste material em ambiente escolar. Segundo o referido autor:
- Os estudantes querem ler os quadrinhos;
- Palavras e imagens, juntos, ensinam de forma mais eficiente;
- Existe um alto nível de informação nos quadrinhos;
- As possibilidades de comunicação são enriquecidas devido aos variados recursos da linguagem em quadrinhos;
- Os quadrinhos auxiliam no desenvolvimento do gosto pela leitura;
- Os quadrinhos enriquecem o vocabulário dos estudantes;
- O caráter elíptico da linguagem quadrinhística obriga o leitor a pensar e imaginar;
- Os quadrinhos têm um caráter globalizador;
- Os quadrinhos podem ser utilizados em qualquer nível escolar e com qualquer tema.

TIRINHAS
     As tirinhas pertencem a um hipergênero denominado quadrinhos que agrega outros gêneros como, por exemplo, os cartuns, as charges, as tiras cômicas, as tiras cômicas seriadas e as tiras seriadas.
     Segundo o autor, a presença do humor é a principal característica da tirinha, além de ser um texto curto, configurado no formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc), personagens fixos ou não e desfecho inesperado.

ATIVIDADES PRÁTICAS:
- Leitura individual, interpretação (ler entrelinhas) e produção textual. Trabalhar o raciocínio, o pensamento, a reflexão. Por meio da observação e análise das produções iniciais dos alunos, foi possível identificar seus conhecimentos prévios. Ao serem solicitados a produzirem deram pistas para a continuidade do trabalho a ser organizado pelo professor.
- Distribuir os quadrinhos de uma tirinha para que, em dupla ou em pequenos grupos, descubram qual é a sequência lógico temporal. Estabelecer relações de continuidade temática entre os quadrinhos.
- Análise dos diferentes tipos de balões (sussuro, grito, pensamento)
- Elaborar, criar uma tirinha e expôr.
- Relacionar, fazendo comparações entre as HQ (fala entre balões) e a escrita de diálogos (uso dos dois pontos e travessão). Transformar tirinhas em pequenos diálogos observando e fazendo o uso correto da pontuação: dois pontos e travessão.
- Criar uma HQ coletiva da turma com impressão de fotos e colagem dos rostos nos personagens (diferentes técnicas, usando formas geométricas).
- Encadernar para que cada aluno receba um exemplar das atividades.



TRAVESSÃO


O inverso também é realizado. 

Eles transcrevem o diálogo da HQ de gibis reescrevendo a fala do balão com uso do travessão.

    




CORREIO(cartas) / NINHO DAS ÁGUIAS



     Ocorreu uma troca de cartas entre colegas de escola, com outras turmas, sendo muito gratificante quando recebiam uma carta.

     Lemos a " Carta ao Inquilino " e a turma escreveu cartas respostas. Foram cartas onde havia uma conscientização e as mesmas foram digitadas pelos alunos e encontram-se nos comentários.


   



     Inspirados com o estudo do município, os alunos escreveram cartas para outras prefeituras:

Nova Petrópolis, 21de outubro de 2013

Exmo. Sr. Prefeito

          Nossa turma do 4º ano da E. M. de Ens. Fund. Augusto Guilherme Gaedicke, situada no bairro Vale Verde, em Nova Petrópolis, está trabalhando com o projeto “Cartas” e aprendendo muitas coisas sobre nosso município e gostaríamos de compartilhar com algumas cidades gaúchas o que estudamos.
          Nova Petrópolis pertence ao Jardim da Serra Gaúcha e tem a Praça das Flores que está florida nas quatro estações do ano. Ali se encontram o Labirinto Verde, o Monumento ao Centenário do Cooperativismo, a Rua Coberta, onde geralmente acontecem programações e eventos.
          Além da Praça, temos outros pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, o Ninho das Águias, a Central de Informações Turísticas, também conhecida como Torre, com uma linda vista.
          E vocês também tem uma Praça? Que pontos turísticos tem no município de vocês?
          Aqui também acontecem vários eventos como a Magia da Páscoa, o Festimalhas, Festival do Folclore, Festival da Primavera, Natal em Cores. Temos vários restaurantes, hotéis, pousadas aconchegantes e as pessoas acolhem bem os turistas.
          O nome do nosso prefeito é Régis Luiz Hahn e do vice é Gregor Hermann. Nova Petrópolis tem 58 anos de emancipação.
          Nós gostaríamos de saber como é em sua cidade e convidamos você para conhecer nossa cidade. Agradecemos a oportunidade dessa troca.

                                                 Atenciosamente
                                          Turma 41 – Professora Marisel Züehl



RELATÓRIO COLETIVO DO PASSEIO DE ESTUDOS - CORREIO E NINHO DAS ÁGUIAS





O PASSEIO
     No dia 28 de outubro de 2013 nossa turma do 4º ano fez um passeio de estudos ao Ninho das Águias e ao Correio, no Centro.
     O Ninho das Águias se localiza na Fazenda Pirajá. Vimos parte do Distrito do Vale do Caí, a ponte e o Rio Caí que fazem a divisa ao norte com Caxias do Sul. No local haviam duas birutas, aparelhos que mostram a direção do vento. Também haviam duas rampas de voo livre. A professora Inês falou sobre o relevo. Vimos muitos morros que formavam uma serra. Em Nova Petrópolis não existem montanhas.
     Depois fomos no correio e lá aprendemos muitas coisas novas. A Roseane, que nos atendeu foi muito gentil explicando que o envelope tinha que ser colado, os dados que precisam constar no envelope e a colagem do selo na frente do mesmo. Pagamos R$0,80 por cada selo e para enviar as sete cartas para Caxias do Sul, Gramado, Santa Maria do Herval, Picada Café, Linha Nova, Feliz e Vale Real pagamos R$5,60. O CEP ( Código de Endereçamento Postal ) de NP é 95150-000. Além das cartas enviadas pelo correio, também enviamos algumas eletronicamente, por e´mail para algumas prefeituras.
     E após retornamos para a escola.









     Após alguns dias já começamos a receber correspondências de várias prefeituras, compartilhando conosco sobre o que existe em seus municípios. Todas enviaram um material riquíssimo: revistas, DVD, folders e cartas dos prefeitos, as quais scaneadas e postadas abaixo. Todo material foi exposto na escola para ser contemplado por todos os alunos e depois ficará arquivado na escola.

SANTA MARIA DO HERVAL







GRAMADO





PICADA CAFÉ








FELIZ





VALE REAL




 Recebemos também cartas eletrônicas, e´mail, das prefeituras de Florianópolis e Canela. As mesmas estão reproduzidas abaixo:


CANELA
Prezada professora Marisel e alunos da Turma 41.Primeiramente registramos nossa satisfação em receber a carta da turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke de Nova Petrópolis, pela qual queremos parabenizar a professora Marisel Züehl e seus valorosos alunos pela iniciativa.Conhecemos e admiramos o município de Nova Petrópolis pelo seu povo hospitaleiro e gentil e também pelas belezas naturais e atrativos turísticos, características comuns entre os município de nossa região. Ficamos felizes em saber mais detalhes sobre a cidade e seus eventos.Sobre a cidade de Canela, queremos compartilhar algumas informações:Sobre a praça central da cidade:A praça João Corrêa é um ponto de referência na cidade de Canela,
localizada na área central da cidade foi e ainda é palco de inúmeros
eventos organizados no município. A praça também tem grande importância
no mome da cidade, Canela recebeu este nome devido a uma caneleira
localizada nas proximidades da praça. A árvore servia de ponto de
encontro e pousada para os tropeiros que cortavam o município pela
tradicional estrada Júlio de Castilhos.
A sombra das árvores é comum encontrar população canelense em suas rodas
de chimarrão, as crianças no parquinho se divertindo e os turistas
registrando os momentos em inúmeros flashs. A praça tem um espaço bem
amplo, com canteiros bem cuidados e apesar da grande quantidade de
visitantes, está permanentemente limpa.

HISTÓRIA

Canela completa neste ano de 2013, 69 anos de emancipação político administrativa.
O primeiro proprietário do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1821 da Coroa Portuguesa o título de "Campestre Canella".
O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros. O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1924, ligando Canela a Taquara.
Em 1913, foi criada a "Companhia Florestal  Riograndense", esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas
do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco  serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta  da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura,  Tubiana, etc. Em 02 de março de 1926, Canela foi catalogada pelo Ato nº  302 como 6º Distrito do Município de Taquara. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942.
Em 28 de dezembro de 1944, pelo Lei Estadual nº 717, foi criado o Município de  Canela, tendo sido instalado 1º de janeiro de 1945, sendo nomeado como  primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.
PONTOS TURÍSTICOS
Alambique Flor do Vale, Alpen Park, Barragem e Usina dos Bugres, Casa do Artesão, Catedral de Pedra, Floresta Encantada do Caracol, Monumento a Integração, Morros Pelado, Queimado e Dedão, Mundo a Vapor, Museu, Castelinho Caracol, Parque da Cachoeira, Parque das Corredeiras, Parque das Sequóias, Parque do Palácio, Parque do Pinheiro Grosso, Parque do Saiqui, Parque Estadual do Caracol, Parque Laje de Pedra, Parque Vale da Ferradura, Teleférico, Usina Hidrelétrica da Canastra
EVENTOS
Janeiro
» Rodeio Crioulo de Canela e Rodeio Internacional
Fevereiro
» Carnaval de Canela
Março
» Páscoa em Canela
» Campeonato Regional de Carabina
Abril
» Canela Foto Workshops
Maio
» Semana do Bebê
» Cavalgada da Serra
» Sabores de Canela 4ª Edição
» Concurso Amador de Fotografias
» Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio
» Cavalgada da Serra
Junho
» Temporada de Inverno
» Festa Junina
» Feira do Livro
Julho
» Canela em Festa
» Festa Colonial
» Festival Municipal de Teatro Estudantil
» Festival Internacional de Teatro de Bonecos
» Cross de Canela
» Circuito Gaúcho de Skate - Etapa Canela
Agosto Setembro
» Semana Farroupilha de Canela
» Semana da Pátria
» Campeonato Regional de Carabina
» Mountain Do -Corrida de Revezamento em Montanhas
Outubro
» Encontro Turístico de Carros Antigos
» Festa Nacional da Música
» Semana da Criança
» Brincarte
» Festival de Dança Escolar
» Pedalando pela Vida
» Encontro Sul-Americano de Mini Cooper Clássico
Novembro
» Sonho de Natal
Dezembro
» Festival de Dança Neusa Martinotto
» Aniversário de Canela
Finalizando, deixamos o convite para conhecerem nossa cidade e esperamos poder visitá-los também em breve.Um grande abraço e nossos votos de saúde e felicidade a todos.CLÉO PORT
__________________
Prefeito Municipal
Canela/RS
(54) 3282-4077
smg@canela.rs.gov.br
FLORIANÓPOLIS
Data: 30 de Outubro de 2013Prezado(a) Marisel ,
Desde já agradecemos seu contato junto a esta Ouvidoria.
Em atenção a reivindicação formulada no atendimento n° 16075/2013:
Boa tarde Professora Marisel Züehl,
A Cidade
Florianópolis, cidade brasileira capital do Estado de Santa Catarina, conhecida também como "Ilha da Magia". Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporado à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz - 820 m de comprimento - que ligou a ilha ao continente. Encontra-se aproximadamente entre 20 e 40 metros de altitude.
Varrida por ventos muito variáveis, possui um clima subtropical úmido, que se caracteriza pela alternância de verões e invernos, e farta distribuição anual de chuvas. Isto em conjunto com suas 42 praias, contribuiu para que ela se tornar-se a capital turística do mercosul, pois possui um intenso movimento turístico durante todo o verão, principalmente com argentinos, gaúchos e paulistas.
Da mata subtropical, que a revestia originalmente, resta muito pouco, devido à pequena lavoura de subsistência e culturas permanentes, promiscuamente associadas pela população rural, que tem na pesca parcela importante de sua atividade.
O plano da cidade originou-se a partir da Praça XV de Novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a catedral. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis modificações, que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda muito do aspecto arquitetônico colonial.
Florianópolis é uma das três capitais insulares do Brasil. Vem se firmando cada vez mais como centro de turismo, graças às praias (Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Armação, e outras) que circulam a ilha e à beleza da Lagoa da Conceição, a 13 Km de distância do centro. Nos arredores da lagoa, são características as rendas de bilros, de tradição açoriana. Entre os monumentos históricos da cidade, destacam-se a casa de Vitor Meireles, os fortes e a catedral metropolitana.

Você poderá acessar o link abaixo e tera todas as informações necessárias sobre nossa cidade.
http://www.pm
f.sc.gov.br/entidades/turismo/index.php?cms=a+cidade&menu=5
ttp://www.vivendofloripa.org.br/
Obrigada por fornecer informações sobre sua cidade que acredito ser maravilhosa e pretendo conhecer em breve.
Atenciosamente,
Dileia Cividini Boeira
Gerente de Controle Interno e Ouvidoria.
Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis.
Observação:
Para complementar informações e/ou efetuar comentários a respeito da

A TURMA AGRADECE ÀS PREFEITURAS QUE PARTICIPARAM DESSA TROCA, ENRIQUECENDO UM TRABALHO E TORNANDO POSSÍVEL UM PROJETO.  COM CERTEZA, ACRESCENTANDO UMA EXPERIÊNCIA, TALVEZ ÚNICA,  NA VIDA DESSAS PESSOAS.

COM CARINHO:
ALYSSON HENRIQUE MARTINS CHAVES
ANA LETÍCIA DORFEY
CHAIANE DE PAULA WESCHENFELDER
DANIELLE SIMÃO DE SOUZA
DANNA LUIZA PRATES HOFFMANN
EMILIN TASSIELI SCHWANTES DE CARVALHO
EMILY TEREZINHA BARBOSA
FERNANDO TIECKER MELOS
GUSTAVO HEITOR FRAGA LEHRBACH
HÉRIA CATASCHI SCHNORENBERGER FRITSCH
JEAN VINÍCIUS SCHMÖKEL
JOÃO VÍTOR ROSA
KAUÃ HENRIQUE DE LIMA
KELLIN CRISTIANE LOPES MORAES
LICÉLE SCHAEFER DOS SANTOS
LUCAS KRUMMENAUER MARTINS SOARES
NEANDER ANDRIEL SANTA HELENA DA CHAGA
SABRINA MONTEIRO ARRIAL

PROFESSORA MARISEL ZÜEHL
SUPERVISORA INÊS BIRK
DIRETOR DAVINO WEYH